Havana - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que os EUA concordaram com o histórico restabelecimento das relações diplomáticas com Cuba e vão hastear a bandeira norte-americana sobre a embaixada norte-americana em Havana.
"Um ano atrás poderia parecer impossível que os Estados Unidos um dia voltariam a hastear nossa bandeira... sobre uma embaixada em Havana", disse Obama em declaração na Casa Branca.
O presidente de Cuba, Raúl Castro, enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta quarta-feira, dizendo que Cuba aceitou restabelecer relações diplomáticas com os EUA e a abertura de missões diplomáticas permanentes nos respectivos países a partir de 20 de julho.
A carta foi entregue pelo chefe da missão diplomática cubana em Washington a uma autoridade do Departamento de Estado norte-americano, de acordo com o governo de Cuba.
Ao mesmo tempo, o governo cubano emitiu uma nota dizendo que os Estados Unidos deveriam terminar o embargo econômico contra Cuba, pausar as transmissões de rádio e televisão no país e encerrar os programas "subversivos" dentro de Cuba.
A nota informou que tais medidas são necessárias para que os países desfrutem de relações normais, uma vez que os laços diplomáticos foram restaurados.