Estados Unidos - Às vésperas da votação da Super Terça, o polêmico magnata Donald Trump, pelo lado republicano, e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, pelo democrata, lideram em nível nacional a disputa eleitoral nos EUA para a Casa Branca. Pesquisa da CNN mostra Trump com 49% e Hillary, com 55%.
Hoje serão realizadas primárias e ‘caucus’ (assembleias populares) republicanas e democratas no Alabama, Arkansas, Colorado, Geórgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virgínia. Também haverá assembleias populares republicanas no Alasca e Wyoming, e dos democratas no território da Samoa americana.

Trump, com 82 delegados que supõem 60% dos apoios em disputa até o momento para a convenção do Partido Republicano, pode consolidar na Super Terça sua condição de favorito para reunir os 1.327 delegados para se tornar o candidato presidencial nas eleições de novembro.
Pelo lado democrata, Hillary também chega como favorita para ganhar em boa parte dos estados e com o impulso de sua contundente vitória de sábado nas primárias da Carolina do Sul. Incidente ontem em comício de Trump pôs mais lenha na fogueira dos que odeiam o bilionário. Durante tumulto com manifestantes, alguns deles do movimento Black Lives Matter (Vidas de Negros Importam), o fotógrafo da revista ‘Time’ Chris Morris disse ter sido estrangulado e empurrado para o chão por um agente do Serviço Secreto dos EUA, ao ser retirado do comício, na Universidade Radford, em Virgínia.