Por rafael.souza

Londres - O compositor britânico Peter Maxwell Davies, que ostentou o título de maestro da Música da Rainha, morreu nesta segunda-feira aos 81 anos, informaram seus familiares.

Davies morreu em sua casa nas ilhas Órcades, na Escócia, por causa de uma leucemia, afirmou a agência de música clássica "Intermusica".

Davies morreu em casa nas ilhas Órcades%2C na Escócia por causa de uma leucemiaDivulgação

O compositor, que escreveu músicas em vários estilos e idiomas ao longo de sua carreira, foi nomeado em 2004 maestro da Música da Rainha, cujo trabalho era dirigir a orquestra da Corte e compor música quando fosse preciso, como aniversários e cerimônias especiais às quais Elizabeth II participava. "É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Sir Peter Maxwell Davies aos 81 anos. Foi um dos primeiros compositores de nosso tempo", afirmou a nota divulgada nesta segunda. Além disso, "fez uma profunda contribuição à história da música" britânica e seu trabalho foi "prolífico".

Entre outras coisas, Davies foi compositor e diretor associado da Real Orquestra Filarmônica durante dez anos -entre 1992 e 2002. Em 1987, a soberana britânica lhe concedeu o título de cavalheiro por sua contribuição à música e de 2004 a 2014 ocupou o cargo de maestro da Música da Reina. Em fevereiro, Davies recebeu a Medalha de Ouro da Real Filarmônica, em reconhecimento por sua "musicalidade excepcional". 

Você pode gostar