Por lucas.cardoso

Instambul - O grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) estava planejando um atentado ao parecido com o que aconteceu em Paris para o clássico do campeonato nacional entre Galatasaray e Fenerbahçe, informaram fontes de Segurança da Turquia nesta segunda-feira. A partida, que deveria ter sido realizada neste domingo, foi suspensa após uma "séria ameaça" à segurança.

De acordo com as informações divulgadas pela mídia turca, um kamikaze iria ativar os explosivos dentro do estádio, causando pânico entre os torcedores. Na correria para se salvar, um outro grupo de jihadistas estaria nas saídas do local e abriria fogo contra essas pessoas.

O jogo seria realizado no estádio do Galatasaray%2C Turk Telekom ArenaDivulgação

Em novembro do ano passado, em uma das seis ações que mataram 130 pessoas em Paris, um kamikaze tentou entrar no Stade de France e ativar os explosivos - mas foi impedido por um dos seguranças locais e acabou se suicidando próximo ao estádio, sem causar mortes.

O plano, originalmente, seria executado durante as festas de Newroz, o Ano Novo curdo, que é celebrado hoje. Os extremistas, no entanto, teriam mudado o planejamento após grande parte das festas curdas terem sido suspensas por ordens do governo de Ancara. A "mente" por trás do ataque seria o "emir" de Gaziantep, Yunus Durmaz.

O extremista é suspeito de ter organizado um outro atentado que matou 103 pessoas, em outubro, em uma estação de transporte público de Ancara


Você pode gostar