Por rafael.souza

Bruxelas - Pelo menos 27 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas após três explosões na manhã desta terça-feira em Bruxelas. O terminal de embarque do aeroporto de Zaventem, que fica na região metropolitana da cidade, e a estação de metrô Malbec, próxima a prédios de instituições ligadas às Nações Unidas, foram os alvos das explosões.

O terminal de embarque do aeroporto de Zaventem%2C e a estação de metrô Malbec%2C próxima a prédios de instituições ligadas às Nações Unidas%2C foram os alvos dos ataquesReprodução

No aeroporto, testemunhas afirmam ter ouvido gritos em árabe. O governo belga confirmou ataque suicida no aeroporto e o alerta para terrorismo foi elevado ao nível máximo no país. Todos os voos foram suspensos e há reforço no serviço de controle de tráfego aéreo.

A segurança foi reforçada em aeroportos de Londres (Gatwick), Frankfurt, Paris (Charles de Gaulle) e Amsterdam. As estações de metrô de Paris foram esvaziadas e a linha do Eurostar da capital francesa em direção a Bruxelas está paralisada. A embaixada dos Estados Unidos em Bruxelas foi fechada.

O primeiro-ministro britânico David Cameron afirmou que está "chocado e preocupado com os acontecimentos em Bruxelas". Ele escreveu, no Twitter, que fará o que puder para ajudar e que vai convocar uma reunião do COBRA (Cabinet Office Briefing Rooms, locais para a reunião de comitês de resposta a crises).

Há quatro dias, Salah Abdeslam, um dos principais suspeitos de ter comandado os atentados em Paris no fim do ano passado, foi preso. A polícia belga estava em alerta para possíveis represálias. 

Bruxelas está sob ataque terrorista, dizem autoridades

Algumas autoridades europeias já declaram que os ataques ocorridos nesta manhã em Bruxelas são de natureza terrorista. A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, disse através da conta oficial da presidência no Twitter que aconteceram "atos terríveis de terrorismo em Bruxelas". "A minha solidariedade com todos os atingidos", disse a política nesta manhã.

O ministro de relações exteriores da Letônia, Edgars Rinkevics, também usou a rede social Twitter para dizer que tinha o horrível sentimento de "não se, mas quando" haveria ataques contra Bruxelas. "A Letônia está junto com Bruxelas e a Bélgica em solidariedade contra o terrorismo", disse.

França tem reunião de emergência após explosões em Bruxelas

O presidente da França, François Hollande, realizou hoje uma reunião de emergência com o primeiro-ministro do país, Manuel Valls, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, após as explosões ocorridas no aeroporto e em uma estação de metrô de Bruxelas, capital da Bélgica.

As explosões, que mataram pelo menos 27 pessoas, ocorreram dias depois de Salah Abdeslam, que teria tido um papel crucial na logística dos ataques terroristas lançados em Paris em novembro do ano passado, ter sido capturado vivo em Bruxelas.

A reunião em Paris, confirmada por um assessor presidencial, veio após alertas de autoridades francesas e belgas de que a captura de Abdeslam não diminuiu a ameaça terrorista na França e Bélgica. O alerta de terror na França continua em nível máximo.

Na Itália, o ministro do Interior Angelino Alfano informou no Twitter que também convocou uma reunião de segurança para mais tarde. "Os ataques em Bruxelas também atingem nosso coração", disse Alfano.

Com informações das Agências Internacionais 

Você pode gostar