Por lucas.cardoso

Atenas - O FMI (Fundo Monetário Internacional) quer que os parceiros europeus da Grécia concedam um alívio substancial à dívida do país, a qual vê como "altamente insustentável" de acordo com esboço de memorando do Fundo visto pela agência de notícias Reuters.

Nesta terça-feira, a Grécia e inspetores dos credores da UE e do FMI suspenderam negociações sobre uma crucial revisão do resgate, devido principalmente a uma disputa entre os credores sobre um rombo fiscal projetado até 2018 e sobre a resistência de Atenas a reformas impopulares.

Eles retomarão a revisão após as reuniões de primavera do FMI esta semana em Washington, onde os credores também devem discutir as reformas e a dívidas da Grécia. "Apesar de generosos financiamentos preferenciais oficiais e planos de reformas, a projeção para a dinâmica da dívida é que permaneça altamente insustentável", apontou o esboço do FMI.

"Para restaurar a sustentabilidade da dívida, além de nossos esforços de reforma, ações decisivas de nossos parceiros europeus para conceder mais alívio da dívida oficial serão essenciais". As instituições da UE projetam que a Grécia terá um déficit fiscal equivalente a 3% da produção econômica em 2018, enquanto o FMI prevê déficit de 4,5%.

As instituições da UE também acreditam que Atenas pode alcançar um superávit primário de 3,5% do PIB até 2018, como projetado em seu mais recente resgate financeiro. Mas o Memorando de Políticas Financeiras e Econômicas do FMI projeta um déficit primário de 0,5% este ano, superávit de 0,25% em 2017 e superávit primário de 1,5% em 2018.

Ele diz que esses números refletem a fadiga das reformas após cinco anos de ajustes e pressões sociais na Grécia devido ao desemprego alto, que atingiu 24,4% em janeiro. O esboço prevê uma taxa média de crescimento econômico de 1,25% para o longo prazo.

Você pode gostar