Por clarissa.sardenberg

Austrália - Um estudo divulgado nesta quarta-feira revelou que a Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu branqueamento de 93% de seus recifes, que são patrimônio mundial da humanidade listado pela Unesco. A Barreira se estende por 2.300 quilômetros ao longo da costa do nordeste australiana.

Aquecimento global fez Grande Barreira de Coral australiana perder 93% de sua cor EFE

Os dados foram fornecidos após detalhadas inspeções e pesquisas aéreas e submarinas de cientistas da Universidade James Cook de Townsville, em Queensland. De acordo com o estudo, apenas 7% da Grande Barreira foi preservado do processo de branqueamento.

"Nunca havíamos observado este nível de branqueamento", afirmou o professor Terry Hughes. "É um problema que não afeta apenas a Austrália", afirmou.

O processo de descoloração é provocado pelo aumento de temperatura da água vindo do aquecimento global e dejetos agrícolas. Com isso, algas simbióticas que preservam os corais através da fotossíntese são expulsas da água, de acordo com cientistas. Caso a água volte a resfriar os recifes podem ser recuperados, mas se o fenômeno persistir irão morrer.

Você pode gostar