Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - Scarface, o enorme urso-pardo mais estudado do Parque Nacional de Yellowstone, no norte dos Estados Unidos, não morreu de morte natural, como se pensava, mas sim foi assassinado.O anúncio foi feito pelo Departamento de Parques, Peixes e Vida Selvagem de Montana e provocou revolta entre os ativistas dos direitos dos animais. Foi aberta uma investigação para apurar o caso, já que a espécie é protegida por uma lei federal que tutela animais em perigo de extinção.

Scarface tinha esse nome devido a uma cicatriz resultante de uma briga com um urso rivalDivulgação/ Yellowstone National Park

No entanto, essa situação pode mudar em breve. Está em discussão em Washington uma proposta que revoga a proteção aos ursos-pardos da região de Yellowstone, o que, por sua vez, abriria as portas para os estados de Montana, Idaho e Wyoming, que abrigam o parque, a autorizarem novamente a caça ao animal.

Scarface foi encontrado morto fora dos limites da área de preservação no último mês de novembro. Ele tinha esse nome devido a uma cicatriz resultante de uma briga com um rival.

Os ursos-pardos foram declarados como espécie em risco nos anos 1970, quando sua população caiu para abaixo de 150 exemplares. Contudo, desde então o número de ursos-pardos voltou a superar o nível de alerta.

Você pode gostar