EUA alertam para risco de ataques terroristas na Europa

Grandes eventos como Eurocopa, na França, e Jornada Mundial da Juventudo, na Polônia, são alvos em potencial

Por marlos.mendes

Washington - O governo dos Estados Unidos alertou nesta terça-feira seus cidadãos para o risco de ataques terroristas na Europa durante os próximos meses de verão no hemisfério norte, particularmente em meio a grandes eventos como a Eurocopa, que será disputada na França, ou a Jornada Mundial da Juventude, que será sediada pela Polônia.

O alerta, emitido pelo Departamento de Estado, estará vigente até o dia 31 de agosto. "O grande número de turistas que visitam a Europa nos meses de verão apresenta maiores alvos para ataques terroristas em lugares públicos, especialmente em grandes eventos", diz o comunicado de alerta.

Além dos "grandes eventos", o texto também faz referência ao risco de ataques terroristas em lugares turísticos, restaurantes, shoppings e meios de transporte. O Departamento de Estado ressaltou que a França será sede da Eurocopa de 10 de junho a 10 de julho e que os estádios, as áreas de encontro de torcedores e os lugares que transmitam as partidas no país e em toda a Europa "representam alvos potenciais para os terroristas".

O alerta menciona, além disso, a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 26 a 31 de julho em Cracóvia (Polônia), que deve receber cerca de 2,5 milhões de pessoas.

O Departamento de Estado recomenda aos americanos que planejem viajar à Europa nos próximos dias que permaneçam "atentos" em lugares públicos e em meios de transporte em massa. Além disso, aconselhou que evitem "lugares muito movimentados".

"As autoridades europeias continuam adotando medidas para garantir a segurança pública e desmantelar complôs terroristas", disse o Departamento de Estado.

O texto também destaca que os EUA continuarão "compartilhando informações" com seus aliados europeus para ajudar a "identificar e resistir às ameaças terroristas".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia