Por clarissa.sardenberg

Itália - Naufrágios nas águas do Mar Mediterrâneo podem ter causado ao menos 880 mortes de imigrantes ilegais que tentavam chegar à Itália na última semana, apontou um relatório da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) divulgado nesta terça-feira. Ainda segundo a Acnur, o número de imigrantes mortos em 2016 até o momento no Mediterrâneo já chega a 2.510. 

Dados foram fornecidos com base em testemunhos de imigrantes sobreviventes, recolhidos na Itália. Ao menos três tragédias de grandes proporções foram registradas no Canal da Sicília, que liga o norte da África ao sul da Itália, na semana passada.

Número de imigrantes mortos em 2016 no Mediterrâneo já chega a 2.510EFE

Na última quarta-feira, calcula-se que ao menos 100 pessoas tenham morrido após o naufrágio de uma embarcação superlotada que vinha da costa africana. No dia seguinte, outras cerca de 500 vítimas morreram em tragédia similar.

Leia: ONG pressiona autoridades europeias para proteger imigrantes

Uma foto de uma bebê morta nos braços de um socorrista alemão foi distribuída por uma organização humanitária com o objetivo de pressionar autoridades europeias a garantir passagem segura a imigrantes.

O corpo da menina, que não parece ter mais de 1 ano, foi retirado do mar sexta-feira depois do naufrágio de um barco de madeira. Outros 45 corpos foram encontrados na última sexta-feira e muitas pessoas continuam desaparecidas, após mais uma embarcação virar.

Em 2015, o número de imigrantes mortos no mesmo período foi de 1.855. Em 2014, antes do início da atual crise imigratória, 57.

Só em 2015, a Itália foi porta de entrada para mais de 150 mil pessoas que fugiam das guerras, da miséria e de perseguições, especialmente, de países do norte da África. O país é a segunda "rota de imigrantes" pelo mar, ficando atrás apenas da Grécia -- que recebeu mais de 840 mil imigrantes no ano passado. Segundo cálculos das Nações Unidas, a chance de morrer durante a travessia do Mediterrâneo com os traficantes de humanos é de 1 em 81.

Você pode gostar