Sonda envia prova de 'elemento fundamental' de vida fora da Terra

Aminoácido glicina e moléculas que formam sua composição foram identificados em cometa e atingiram pico próximo ao Sol

Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - A sonda Rosetta enviou para a Agência Espacial Europeia (ESA) a primeira prova de um "elemento fundamental" da vida fora do planeta Terra. O equipamento, que deixou o robô Philae no cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, conseguiu detectar o aminoácido glicina no astro.

Sonda Rosetta recolheu prova de aminoácido glicina em asteroide Reprodução Internet

"Essa é a primeira prova indiscutível da presença de glicina em um cometa" disse a especialista Kathrin Altwegg em artigo publicado na revista "Science Advances". Além de encontrar a glicina em si, foi possível localizar ainda as moléculas que formam sua composição, permitindo assim entender seu mecanismo de funcionamento.

Os traços dessa molécula foram observados em diversas ocasições e atingiram seu pico quando o cometa estava atingindo o ponto mais próximo do Sol, em agosto do ano passado. A glicina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético e recebeu esse nome da palavra "doce". Ele não está na categoria de aminoácidos essenciais da dieta humana.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia