Faça guloseimas para aquecer no inverno sem fazer mal à saúde

Nutricionistas dão dicas, até com chocolates, que não engordam

Por tabata.uchoa

Rio - As temperaturas mais baixas do ano deram o ar da graça. E com ela, abre-se também a temporada de apetite voraz para o consumo de alimentos pesados, gordurosos, calóricos. Mas há como se alimentar bem nesta época do ano, com muito sabor, sem engordar e ficar com aquele sentimento de culpa.

Nutricionistas apontam alimentos que devem ser evitados e sugerem os que podem ser consumidos sem prejuízos à saúde. De acordo com especialistas, no outono e no inverno, o ser humano tem a necessidade de manter a temperatura corporal adequada (36 graus centígrados), mesmo que as temperaturas externas sejam mais baixas, provocadas por chuva, vento e quedas bruscas na meteorologia.

Bebidas com canela e chocolate são permitidas%2C assim como sopas quentes%2C chás e mingausDivulgação

“Para isso é importante termos reservas calóricas para manter nossa temperatura habitual. Aí é que entram as sopas quentes, chás termogênicos (que ajudam no combate à obesidade) e preparações quentes, como mingaus, bebidas à base de canela e chocolate, por exemplo”, explica a nutricionista Renata Kutwak, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro.

De acordo com ela, esses tipos de alimentos são ideais para manter o organismo aquecido e protegido de gripes e infecções respiratórias. “Mas para evitar exageros no período que dá mais fome, é preciso se fazer ajustes na alimentação”, aconselha Renata Kutwak.

Pimentas e especiarias

Sopas e legumes têm baixa caloria e por isso são estrelas nas estações mais frias do ano.Além disso, são ricas em vitaminas e fibras, que ajudam na digestão e dão uma sensação maior de saciedade.

A procura por alimentos mais saudáveis cresceu tanto que algumas marcas do setor, como a Lowçucar e Magro - da Lightsweet - oferecem opções para preparar cappuccinos e achocolatados com baixas calorias. No site www.lightsweet.com.br há várias dicas de receitas.

O acréscimo de pimentas, elemento termogênico, que ajuda a aquecer o corpo e queimar calorias, é uma das estratégias indicadas. “Assim como o uso de canela, alho, cravo da Índia e especiarias, tipo curry, açafrão da terra, cominho e chá verde”, diz Renata Kutwak, que sugere as receitas ao lado.

RECEITAS

Ganache de Biomassa de banana verde
220g de chocolate, 70% de cacau picado, 100 ml de leite de coco ou outro leite vegetal, duas colheres, 2 col de sopa de biomassa de banana verde, 1 col de sopa de mel.

Preparo: Derreter o chocolate em banho-maria. Adicione os demais ingredientes e mexer bem. Conservar em geladeira por 3 a 4 dias. Ideal para cobrir frutas (abacaxi ou morangos, peras ou uvas).

Chocolate quente com biomassa
1 colher e meia de sopa de chocolate amargo em pó, 1 xícara e meia de leite de coco natural, 2 colheres de sopa de açúcar de coco, 2 col de sopa de biomassa de banana verde, meia colher de chá de especiarias (gengibre, cravo, canela).

Preparo: Dissolver o açúcar, o chocolate em pó e a biomassa de banana em meia xícara de leite vegetal em fogo baixo. Acrescentar o restante do leite e as especiarias. Mexer até que o chocolate quente engrosse.

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