Por rafael.nascimento

Washington - O governo da Louisiana, nos Estados Unidos, informou que 11 pessoas morarem por conta das inundações que castigam a região desde o final de semana. Até agora mais de 20 mil pessoas precisaram ser resgatadas de suas casas.

Segundo o centro meteorológico da região do rio Mississipi, as inundações aconteceram após dois dias de chuva intensa em uma área pantanosa e em alguns pontos abaixo do nível do mar, em "um fato que ocorre há cada 100 anos".

A área mais afetada foi Baton Rouge%2C com cinco mortesReprodução/Twitter

A área mais afetada foi Baton Rouge, com cinco mortes, enquanto na Paróquia de Tangipahoa se registraram três, dois na de St. Helena e o restante na de Rapides, de acordo com números do Departamento de Saúde da Louisiana.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, afirmou que 8 mil pessoas estão sem casas e que outras 20 mil foram resgatadas: "Isto ainda não terminou. As pessoas que deviam ter saído do local, e não fizeram, portanto as estamos recuperando". Várias áreas ainda estão debaixo de água e outras 40 mil imóveis estão inundados, que lembra o desastre do furacão Katrina em 2005, que deixou cerca de 2 mil mortos.

Inundações lembra o desastre do furacão Katrina em 2005%2C que deixou cerca de 2 mil mortosReprodução/Twitter

De acordo com o governo local, cerca de 60 mil pessoas se inscreveram como desabrigadas das inundações para receber ajuda do governo federal que declarou estado de emergência em aproximadamente 30 paróquias -- divisões equivalentes aos condados na Louisiana.

Em março, o estado já tinha sido atingido por fortes cheias, deixando um lastro de destruição que levou Barack Obama a considerar que a região tinha sido atingida por um “enorme desastre”. Desta vez, as cheias podem atingir repercussões incalculáveis.

Você pode gostar