Estudo indica que jogar 2h de videogame por semana faz bem às crianças

A pesquisa sugere agora que o treino com os entornos virtuais e de computador é capaz também de 'modificar os circuitos do cérebro que se ocupam da aprendizagem de habilidades motoras'

Por thiago.antunes

Barcelona - Duas horas de videogame por semana pode ser benéfico ao seu filho, mas jogar nove horas semanais já pode ser associado a problemas de conduta e menos habilidades sociais, segundo estudo do Hospital do Mar e do Instituto de Saúde Global de Barcelona. O artigo foi publicado na revista científica ‘Annals of Neurology’.

O trabalho, liderado por Jesús Pujol, avaliou 2.442 crianças de entre 7 e 11 anos. As que jogam videogames têm melhores habilidades motoras e melhor rendimento escolar, embora duas horas por semana sejam suficientes para obter estes benefícios.

Pesquisa alerta que mais de uma hora por dia pode ser prejudicialReprodução

O estudo constatou que jogar nove horas ou mais por semana se associa à presença de problemas de conduta, conflitos com os companheiros e menores habilidades sociais.

Segundo Pujol, “tradicionalmente, as crianças adquirem as habilidades motoras através da ação, por exemplo, com esportes e jogos ao ar livre. A pesquisa sugere agora que o treino com os entornos virtuais e de computador é capaz também de modificar os circuitos do cérebro que se ocupam da aprendizagem de habilidades motoras”. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia