Por clarissa.sardenberg

Israel - O ex-presidente de Israel Shimon Peres se encontra em situação estável de saúde, mas seu quadro ainda é grave, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última terça-feira.

O diretor do centro médico Sheba, nas proximidades de Tel Aviv, onde o ex-mandatário foi internado às pressas, Yitzhak Kreis, disse que Peres permanece sob observação e que é atendido por uma equipe de diversos especialistas.

Ex-presidente israelense e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres%2C em Tel Aviv, em novembro de 2015AFP

Em entrevista a uma rádio israelense, seu genro e médico pessoal, Rafi Waldan, explicou que Peres "não corre risco imediato de vida" e que existem "boas chances de que ele supere o episódio".

Apesar de se encontrar sedado, "para que possa descansar", ele recobrou a consciência brevemente na noite de ontem, quando seu familiares puderam se comunicar com ele.

Ainda segundo Waldan, a família decidiu não realizar nenhuma intervenção cirúrgica ou drástica. Aos 93 anos, Peres já havia apresentado complicações cardíacas na semana passada, quando recebeu um marcapasso. No último ano, Peres foi internado em diversas ocasiões devido a seu frágil estado.

Presidente de Israel entre 2007 e 2014, Peres também ocupou por mais de uma vez o cargo de primeiro-ministro. Em 1994 ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos Acordos de Oslo junto ao então premier israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mortos em 1995 e 2004, respectivamente.

Você pode gostar