Por caio.belandi

Suécia - O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi concedido ao japonês Yoshinori Ohsumi por suas descobertas sobre os mecanismos de autofagia, que é o processo de autodestruição das células. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 3, pela organização que concede o prêmio, o Instituto Karolinska, na Suécia. Nascido em 1945 em Fukuoka, no Japão, Ohsumi é pesquisador do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

Pesquisador japonês Yoshinori Ohsumi é o vencedor do Nobel de Medicina de 2016Efe

"As descobertas de Ohsumi levaram a um novo paradigma no nosso conhecimento sobre como as células reciclam seu conteúdo. Suas descobertas abriram o caminho para a compreensão da importância fundamental da autofagia em diversos processos fisiológicos, como a adaptação ao jejum ou a resposta a infecções", declarou o comitê do Nobel, em um comunicado.

Segundo o comitê, "mutações nos genes ligados à autofagia podem causar doenças e o processo autofágico envolvido em várias doenças, incluindo o câncer e doenças neurológicas."

A palavra autofagia, proveniente do grego, significa "comer a si mesmo". O conceito surgiu na década de 60, quando os cientistas observaram pela primeira vez que as células podiam destruir seu próprio conteúdo, envolvendo-o em membranas e formando vesículas que são transportadas para um compartimento de "reciclagem" chamado lisossomo, para degradação.

O fenômeno era considerado de difícil compreensão e a ciência sabia pouco sobre ele, de acordo com o comitê do Nobel, "até que, em uma série de brilhantes experimentos no início da década de 1990, Yoshinori Ohsumi utilizou fermento para identificar genes essenciais para a autofagia".

"Depois disso ele elucidou os mecanismos subjacentes para a autofagia no fermento e mostrou que uma maquinaria sofisticada do mesmo tipo é usada pelas células do corpo humano", disse o comitê do Nobel. Ohsumi sucede o irlandês William C. Campbell, o japonês Satoshi Omura e a chinesa Youyou Tu, premiados na área de Medicina ou Fisiologia em 2015 por suas descobertas relacionadas a infecções causadas por parasitas e por seus novos tratamentos contra doenças parasitárias.

O prêmio de Fisiologia ou Medicina é o primeiro da temporada do Nobel 2016. Nesta terça-feira será anunciado o vencedor do prêmio de Física e, na quarta-feira, 5, o de Química. O prêmio Nobel da Paz será anunciado na sexta-feira, dia 7 e o das Ciências Econômicas na Segunda-feira (10). A data para o Prêmio Nobel da Literatura ainda não foi divulgada.

Você pode gostar