Por thiago.antunes

Porto Príncipe - O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti decidiu ontem adiar as eleições gerais previstas para domingo por conta dos danos provocados pelo Furacão Matthew, que mantém o sul do país incomunicável.

“Não podemos garantir a distribuição dos materiais”, disse o presidente do órgão, Léopold Berlanger. A tempestade tocou terra no Haiti na terça-feira, deixando pelo menos nove mortos, 14 mil desalojados e comunidades inteiras isoladas, principalmente no sudoeste do país.

O poderoso furacão está sobre as Bahamas, de onde avança rumo à costa leste da Flórida. O fenômeno se desloca a 19 km/h, com ventos de até 200 km/h, o que o classifica como categoria 3, mas cientistas preveem um fortalecimento de Matthew nas próximas 48 horas.

Na foto maior%2C destruição em Guantánamo%2C CubaEfe

O governador Rick Scott pediu ontem aos moradores da Flórida que se preparem para o pior. “É uma tempestade letal que se aproxima”, disse Scott. Ainda não está determinado se Matthew tocará terra aqui, mas está claro que seu olho vai passar próximo da costa leste do estado hoje em seu caminho rumo ao norte, após ter afetado o nordeste da Colômbia e o noroeste da Venezuela, Haiti, República Dominicana, Jamaica, Cuba e as Bahamas.

“Se ele impactar diretamente, será devastador. Não posso deixar de enfatizar que todo mundo deve se preparar para um impacto direto”, ressaltou Scott. A orientação é para reforçar os estoques de água, comida e remédios para três dias. A corrida a postos de gasolina e supermercados lembra filmes de Hollywood.

O Centro Nacional de Furacões prevê acúmulos de água de até 160 mililitros — quatro vezes o que choveu no Rio desde sábado. O nível do mar pode aumentar até um metro e meio. O governador pediu aos residentes em zonas inundáveis ou muito expostas aos ventos e às marés que deixem os locais o mais rápido possível.

Já estão sendo feitas evacuações de residentes no Condado de Brevard, o mais próximo do olho de Matthew segundo algumas projeções, assim como o de Santa Lúcia. Em outras zonas do estado, como em Tampa, que está situada no litoral oeste, estão sendo repartidos sacos de areia, da mesma forma que no Condado de Orange, onde fica Orlando, para criar defesas contra a água. Nos condados da costa leste da Flórida as escolas fecharão hoje e amanhã. O último furacão a causar destruição na Flórida foi o Andrew, em 1992.

Você pode gostar