Por lucas.cardoso

Roma - Um oceano oculto sob uma camada de gelo pode ter sido encontrado na lua de Saturno, tornando-se parte dos chamados "mundos oceânicos", segundo pesquisadores do Observatório Real da Bélgica.

De acordo com publicação na revista "Geophysical Research Letters", as informações foram enviadas do satélite Dione, de Saturno, e extraídas pela sonda Cassini, projeto de colaboração entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI). Dione é mais um da "família" de satélites como Titã, Encélado e Mimas, que tem em comum a provável presença de água líquida em quantidades consideráveis.

Lua de Saturno é um dos astros que possivelmente habitariam vida fora da TerraReprodução Internet

Segundo o grupo de pesquisadores, esta lua poderá se tornar alvo de futuras missões à procura de vida no espaço, já que Dione é um ambiente propício à vida.

"A interação entre a rocha e água fornecem nutrientes essenciais e são uma fonte de energia. Ambos são ingredientes da vida'', explicou um dos autores da pesquisa, o geofísico Attilio Rivoldini. Para confirmar o estudo, foi calculada a profundidade que existe nos oceanos de Dione e Encélado. No entanto, este último seria mais perto da superfície do que se pensava.

Você pode gostar