Por clarissa.sardenberg
Estados Unidos - Norte-americanos começaram a ir às urnas eleitorais às 6h (horário local) desta terça-feira para decidir entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. O polo de votação de Dixville Notch, New Hampshire, votou à meia-noite e elegeu a candidata à Casa Branca. De acordo com a estimativa da emissora norte-americana "CNN", Clinton tem vantagem de quatro pontos, com 46% da preferência do eleitor contra 42% para Trump.
O resultado no estado da Flórida é sempre um dos um dos mais esperados por ser um grande Colégio eleitoral e especialmente nesta corrida presidencial, já que reúne a maior concentração de latinos do país. Trump atacou os latinos em diversos de seus discursos durante a campanha.
Publicidade
Já o republicano, passou a se fortalecer em Utah, Ohio e no 2° distrito de Maine.
O Colégio eleitoral é o que está em jogo na corrida à Casa Branca. Apura-se o vencedor em cada estado, que leva o número predefinido de delegados. Quem somar 270 (a metade mais um) é eleito.
Publicidade
Os estados onde os candidatos mais disputam votos são: Arizona, Nevada, Carolina do Norte, Nebraska e Florida.
A vantagem democrata pode ser observada em alguns estados como na Califórnia, Connecticut, Delaware, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, New Jersey, Nova York, Havaí, Oregon, Rhode Island, Vermont, Washington, Novo México.
Publicidade
Já os republicanos têm vantagem em: Alabama, Alaska, Arkansas, Idaho, Indiana, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Missouri, Montana, Nebraska, North Dakota, Oklahoma, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Tennessee, Texas, Virginia, Wyoming.
A eleição termina às 18h locais. Os candidatos vão aguardar o resultado da eleição com seus comitês em Nova York — Trump no hotel New York Hilton e Hillary no Centro de Convenções Jacob K. Javits.
Publicidade