Por gabriela.mattos
Estados Unidos - Uma das verdades do universo é que a luz viaja a uma velocidade constante. Mas um grupo de cientistas está desafiando essa teoria — e quem a formulou foi Albert Einstein no século passado.
O universo primitivo tinha flutuações que causaram algumas das primeiras estruturas como o surgimento das galáxias. Estas flutuações existem até hoje, sob a forma de um índice espectral, que faz parte da radiação cósmica de fundo. Estas oscilações podem ter influenciado diferentes velocidades da luz. Esta tem sido a teoria sugerida pelo professor português João Magueijo, do Colégio Imperial de Londres, juntamente com Niayesh Afshordi, do Instituto Perimetral, no Canadá.
Publicidade
A partir desta teoria, eles criaram um modelo que colocou um número exato sobre o índice espectral. Este modelo poderá em breve ser testado, com leituras mais precisas. De acordo com a nova teoria proposta, a velocidade da luz foi muito maior no início do universo. Isto permitiu o universo se expandisse mais rapidamente naquele momento.