Por tabata.uchoa
Iêmen - Pelo menos três homens suspeitos de pertencer à organização terrorista Al Qaeda morreram em um bombardeio realizado por um drone americano no centro do Iêmen, informaram neste domingo pessoas de tribos locais.
O ataque aconteceu na noite de sábado perto da cidade de Al Saumaa, na província de Al Baida, a cerca de 270 quilômetros da capital. As fontes disseram que as três vítimas estavam no mesmo veículo, que foi alvo do bombardeio feito a partir de um avião não tripulado.
Publicidade
Essa foi a primeira ação realizada por um avião americano no Iêmen desde que Donald Trump foi empossado presidente dos Estados Unidos, na última sexta-feira.
Os EUA realizam há anos esse tipo de operação com drones em território iemenita contra Al Qaeda. Desde o começo de 2016 a Arábia Saudita se uniu nessa estratégia e também atacou o grupo terrorista com aviões não tripulados.
Publicidade
Entre 23 de setembro e 13 de dezembro, os drones americanos mataram 28 membros da Al Qaeda no Iêmen, segundo uma apuração divulgada pelo Comando Central.
O grupo terrorista aproveitou o conflito iemenita para ganhar território no sul do país e opera principalmente em regiões recuperadas pelas forças governamentais após expulsar os rebeldes houthis.