Por rafael.nascimento

Cairo - Pelo menos 42 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas pela explosão nesta sexta-feira de um carro-bomba na cidade de Susian, ao noroeste da cidade de Al Bab, na província setentrional síria de Aleppo, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos. O número de mortos pode aumentar nas próximas horas porque há vários feridos em estado grave, acrescentou a fonte.

Entre as vítimas mortais há combatentes rebeldes da operação Escudo do Eufrates, que ontem tomaram o controle com o apoio de forças turcas de Al Bab, reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em Aleppo, precisou o Observatório. A explosão aconteceu junto a duas sedes de grupos rebeldes sírios, que lutam tanto contra as forças do regime do presidente Bashar al Assad como contra o EI. O atentado aconteceu um dia depois que forças rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) anunciaram a conquista da cidade de Al Bab, último reduto urbano do EI na província de Aleppo.

O Observatório negou ontem que os insurgentes e as forças turcas controlassem Al Bab, mas afirmou hoje que os jihadistas do EI tinham se retirado desta cidade, assim como dos moradores povoados de Bazaa e Qabasin (ao nordeste de Al Bab).

Batalhões do ELS e as tropas turcas começaram a rodear a cidade de Al Bab em 10 de dezembro, no marco da operação Escudo do Eufrates, que começou em agosto de 2016 e cujo objetivo é expulsar da zona tanto ao EI como as milícias curdo-sírias.

Al Bab está situada a 30 quilômetros ao sul da fronteira turca e Ancara procura criar uma faixa "segura" do outro lado de seu território.

Você pode gostar