Por rafael.nascimento

Rio - Os acidentes com os carros alegóricos das escolas de samba Paraíso do Tuiuti, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca, que deixaram dezenas de feridos da Sapucaí, foram destaques em vários jornais de todo o mundo. Em sua edição online, o “The New York Times” informa que o motorista do carro da Paraíso da Tuiuti “misturou-se com o resto da escola de samba e saiu da avenida durante o desfile”, fazendo referência que o homem fugiu do local após o incidente. O americano diz ainda que, o motorista do carro alegórico foi identificado depois do acidente, dando início às investigações. Ainda segundo a publicação, o piso do Sambódromo estava molhado por causa da chuva, que caiu no início dos desfiles de domingo, deixando os carros alegóricos "mais difíceis" de serem controlados.

'The New York Times'Reprodução

Em relação a Unidos da Tijuca, o jornal destacou a fala de um dos diretores da escola, afirmando que foram feitos vários testes — inclusive três vezes por semana, e com mais peso do que o carregado no dia do desfile. A reportagem cita ainda um incidente com a Mocidade Independente de Padre Miguel, na segunda-feira, quando uma plataforma desprendeu-se e fez com que uma das destaques caísse no chão.

'The Washington Post'Reprodução

O “The Washington Post” informou que o carro alegórico da Unidos da Tijuca era inspirado no carnaval da cidade norte-americana de Nova Orleans. O jornal cita que o desfile teve que ser parado por quase 25 minutos para que os feridos fossem atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Já em relação ao acidente com um carro da Tuiuti, a publicação faz referência à gravidade de alguns ferimentos e à declaração oficial da escola, afirmando que “prestará assistência às vítimas deste incidente irreparável”.

O jornal argentino "La Nacion" citou o trabalho dos seguranças do Sambódromo para afastar "os curiosos" e facilitar o resgate dos bombeiros e a chegada das ambulâncias. O jornal traz ainda o drama dos componentes da Unidos da Tijuca que estavam no carro alegórico. Segundo a publicação, algumas pessoas ouviram um barulho muito alto. "Parecia uma explosão. As pessoas começaram a despencar e algumas ficaram presas nas ferragens", disse um componente.

'La Nacion'Reprodução

O acidente mais grave aconteceu no primeiro dia do desfile do Grupe Especial, durante o desfile da Paraíso do Tuiuti, quando 20 pessoas foram imprensadas por uma alegoria que perdeu o controle. O carro bateu na grade do setor 1 no momento que fazia uma curva, e atingiu as pessoas que estavam no local. Três pessoas continuam internadas — uma em estado grave. Já na segunda-feira, o acidente aconteceu no início do desfile da Unidos da Tijuca, no segundo carro a entrar na Marquês de Sapucaí. O último andar da alegoria veio abaixo, ferindo alguns dos componentes que nela estavam.

Você pode gostar