Por thiago.antunes

Londres - A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou ontem que a rainha Elizabeth II, chefe do Estado britânico, sancionará nos próximos dias a Lei do Brexit, o que dará ao governo poder para iniciar a negociação com Bruxelas.

Em declaração parlamentar, May explicou que, uma vez a Lei de Saída da União Europeia (UE) receba a sanção real, ela retornará ao Parlamento no fim do mês para comunicar aos deputados a ativação do Artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Primeira-ministra prevê ativar a saída da União Europeia este mêsEfe

A Câmara dos Lordes deu segunda-feira o sinal verde ao projeto de lei do Brexit, o que permite à primeira-ministra, após a rubrica real, ativar esse artigo, dando início aos dois anos de possível negociação com Bruxelas para a saída do Reino Unido do bloco.
Em discurso para informar sobre a última cúpula do Conselho Europeu, May confirmou aos deputados que a lei segue seu curso e estará pronta para que ela possa ativar o artigo “no fim do mês”, como previsto.

A líder ressaltou a intenção de alcançar um acordo com Bruxelas que “funcione para todo o Reino Unido” e afirmou que o país sairá da UE “forte e com autogoverno, com controle sobre as fronteiras e as leis”.

Você pode gostar