Reino Unido - O Reino Unido vai acionar o chamado Artigo 50 do Tratado de Lisboa no próximo dia 29 para iniciar negociações formais sobre o "Brexit", como é conhecido o processo para a retirada do país da União Europeia, informou hoje o porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May.
A decisão foi comunicada pelo embaixador britânico para a UE, Tim Barrow, ao escritório do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, segundo o porta-voz.
O Brexit foi aprovado em plebiscito, em junho do ano passado.
May, que assumiu como premiê após a votação, já afirmou que o Reino Unido não mais seguirá as regras de imigração da UE quando deixar o bloco.
Rainha Elizabeth II assina lei do Brexit
A rainha Elizabeth II, chefe de Estado britânica, sancionou na última quinta-feira a lei do Brexit, que autoriza o governo a comunicar a Bruxelas que ativa a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), informou o parlamento britânico, que aprovou na segunda-feira a chamada "Lei da União Europeia" (Notificação sobre a saída), depois que ela chegou à Câmara dos Comuns em 26 de janeiro e foi tratada por deputados e lordes em caráter de urgência.