Por lucas.cardoso

A partir desta quarta-feira, dia 22, fieis, turistas e peregrinos poderão admirar a Tumba de Jesus Cristo no interior da Basílica do Santo Sepulcro, na cidade velha de Jerusalém, em todo o seu esplendor.

Após as obras na edícula e na cúpula da igreja, que começaram em maio do ano passado, o local onde acredita-se que o lugar para onde Jesus foi levado e sepultado após sua crucificação voltará a abrir ao público. A estrutura, que lembra um pequeno templo, foi construída em 1810 para proteger o espaço no qual Cristo teria sido sepultado e agora está completamente restaurada, sem mais as manchas escuras que foram criadas pelas gotas de velas dos peregrinos.

"É o fim de uma fase e início de uma nova e tudo foi realizado [...] com uma restauração de conservação que permitiu dar uma nova robustez à estrutura", disse à ANSA o arcebispo administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa. Para a ocasião, às 10h locais (5h em Brasília) desta quarta, será realizada uma cerimônia religiosa pública na basílica, "simples e ecumênica com cantos e orações", segundo Pizzaballa, na qual foram convidados todas as pessoas que contribuíram com o processo de restauração. As obras foram realizadas e concluídas por uma equipe técnica multidisciplinar de cerca de 50 pessoas comandada pela professora Antonia Moropoulou, da Universidade Politécnica de Atenas.

Você pode gostar