Por gabriela.mattos

Estados Unidos - Os Estados Unidos querem continuar pressionando Pequim para que aja contra o programa nuclear da Coreia do Norte, mas Donald Trump advertiu que, caso contrário, arregaçará as mangas. O presidente disse que está pronto para resolver sozinho o problema norte-coreano sem a ajuda da China, em declarações publicadas ontem pelo ‘Financial Times’. A ditadura de Kim Jong-un vem sistematicamente ignorando a comunidade internacional ao ostentar testes de mísseis, nem todos bem-sucedidos.

“Se a China não ‘solucionar’ a Coreia do Norte, nós o faremos”, afirmou Trump, com a intenção de mostrar firmeza antes de receber o presidente Xi Jinping.

Questionado se Washington poderá atuar sozinho, sem esperar a China, Trump respondeu: “Absolutamente”, embora não tenha dado detalhes. “A China decidirá se vai nos ajudar ou não com a Coreia do Norte. Se não o fizerem, não será bom para ninguém”, acrescentou o presidente em sua entrevista ao jornal britânico.

Mais cedo, a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, declarou em uma entrevista à ABC que “o único país que pode parar a Coreia do Norte é a China, e eles sabem disso”.

“Devem agir e nós continuaremos pressionando a China para que ajam”, afirmou.
O presidente chinês estará na próxima quinta e sexta-feira na Flórida para se reunir com Donald Trump em sua casa de Mar-a-Lago.

Você pode gostar