Por rodrigo.sampaio

França - O candidato social-liberal à Presidência de França, Emmanuel Macron, apresentou nesta quinta-feira uma denúncia pela divulgação de informações através das redes sociais que apontam que tem uma conta no paraíso fiscal das Bahamas, indicou sua equipe de campanha.

Macron, que desmentiu possuir essa conta, apresentou a denúncia por "falsificação" e por "propagação de uma notícia destinada a influenciar nas eleições", a três dias do segundo turno das presidenciais, quando enfrentará a ultradireitista Marine Le Pen.

Candidato a presidência da França%2C Emmanuel Macrón denunciou suposta informação falsa sobre contas nas BahamasAgência EFE

A informação apareceu inicialmente em foros estrangeiros durante o debate televisionado no qual enfrentou Le Pen, mas posteriormente foi divulgada também nas redes sociais.

A candidata ultradireitista utilizou inclusive a notícia no trecho final do debate. "Espero que não sejamos surpreendidos por uma conta 'offshore' nas Bahamas do senhor".

Macron acusou sua rival de se apoiar nesse tipo de boatos por falta de argumentos políticos.

Em declarações à rádio "France Inter", o ex-ministro de Economia assegurou que a notícia foi lançada "de forma precipitada" em um comportamento "típico" da Frente Nacional: Le Pen lança "uma notícia falsa e depois suas tropas na internet a propagam".

Você pode gostar