Por tabata.uchoa

Venezuela - Sob o lema “Abaixe sua arma, não dispare no seu irmão”, um grupo de mulheres marchou ontem até a sede da Guarda Nacional em Caracas, Venezuela. O protesto era contra a repressão da força militar durante as manifestações quase diárias contra o presidente, Nicolás Maduro.

Mães pediram que Guarda Nacional não acatasse ordens de MaduroEfe

A caminhada foi organizada para coincidir com o Dia das Mães e esteve encabeçada pela ex-legisladora María Corina Machado, entre outras dirigentes opositoras que partiram da capela de um colégio católico próximo à sede militar.

“Somos mães que pedem à Guarda Nacional que não acate a ordem do ditador”, em alusão a Maduro, “que não acate a ordem de disparar contra seu irmão”, afirmou María.
A ex-deputada e outros ativistas marcharam vestidos de negro e de mãos dadas para levar uma mensagem “ao filho soldado”.

Ao menos 38 pessoas, em sua maioria jovens, morreram durante a onda de distúrbios desencadeada pelas decisões do Tribunal Supremo de Justiça que retiraram poderes da Assembleia Nacional. As decisões foram posteriormente revogadas em meio a uma avalanche de críticas internacionais.

Entidades de direitos humanos nacionais e internacionais e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, tem acusado Maduro de violar sistematicamente os direitos humanos e as normas democráticas. Maduro prometeu conseguir a paz com uma Assembleia Nacional Constituinte para redigir uma nova Constituição. A proposta foi rechaçada pela oposição.

Você pode gostar