Por thiago.antunes

República Dominicana - Várias pessoas, entre elas um ministro, foram detidas nesta segunda-feira na República Dominicana por seu suposto envolvimento no esquema de propina da Construtora Odebrecht no país, segundo uma fonte do Ministério Público local.

Entre os detidos estão o ministro de Indústria e Comércio, Temístocles Montás, o ex-presidente do Senado e atual chefe do Partido Revolucionário Moderno (principal da oposição), Andrés Bautista, e o ex-diretor do Instituto Nacional de Água e Esgotos (INAPA), Roberto Rodriguez.

Ex-diretor do Instituto de Água e Esgotos%2C Roberto Rodriguez%2C preso.Efe

Estas são as primeiras detenções no país pelo caso envolvendo a propina que a empreiteira brasileira Odebrecht garante ter pago para obter contratos de licitação de obras de infraestrutura entre 2001 e 2014. As detenções acontecem depois que o procurador-geral, Jean Alain Rodríguez, informou que recebeu das autoridades do Brasil, no último dia 19, os dados sobre as propinas pagas pela construtora no país.

Em abril, um juiz dominicano validou um acordo entre o Ministério Público e a Odebrecht, que deverá pagar US$ 184 milhões, o dobro do que gastou em propina para vencer as licitações de contratos de obras públicas, e revelar os nomes dos beneficiados.

Você pode gostar