Por thiago.antunes

Washington - Um destróier dos Estados Unidos e um navio mercante de bandeira filipina colidiram em frente à costa sul do Japão, deixando sete desaparecidos entre a tripulação americana, informou nesta sexta-feira a Guarda Costeira japonesa.

A Marinha americana comunicou que um marinheiro foi evacuado de helicóptero, dando a entender que requeria tratamento médico urgente.

A colisão entre o destróier USS Fitzgerald e o mercante ACX Crystal ocorreu a 56 milhas de Yokosuka, Japão, por volta das 02h30 da madrugada de sábado, hora local (12h30 de sexta-feira, hora de Brasília), quando o destróier se encontrava 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka.

Navios da Guarda Costeira japonesa, o destróier USS Dewey, equipes médicas e dois rebocadores da Marinha americana foram enviados ao local da colisão. Um vídeo da NHK News mostra o casco do Fitzgerald, logo à frente da ponte, severamente danificado, e segundo a CNN o navio está fazendo água.

"O USS Fitzgerald teve o casco danificado acima e abaixo da linha d'água", precisou um comunicado da Frota do Pacífico.

O destróier segue funcionando com seu próprio motor, "mas sua propulsão é limitada". O navio de 154 metros está baseado em Yokosuka, ao sul de Yokohama e Tóquio, e opera no Pacífico. O ACX Crystal seguia para Tóquio no momento do acidente.

Você pode gostar