Por thiago.antunes

Caracas - A batalha entre a República Bolivariana da Venezuela contra os “imperialistas” dos Estados Unidos está iminente. Pelo menos é o que promete a chanceler Delcy Rodríguez. A ministra avisou o subsecretário de Estado americano, John J. Sullivan, que a Casa Branca terá de lançar uma invasão militar na Venezuela para conseguir impor resolução da OEA sobre a crise no país.

“Seu grupo de contato que você está apresentando me parece inútil, desnecessário. A única forma que poderia impor isso seria com seus marines (fuzileiros navais), que teriam na Venezuela uma resposta contundente, caso se atrevam a dar esse passo em falso”, declarou Delcy.

Na 47ª Assembleia Geral da OEA, que acontece em Cancún, Delcy e Sullivan travaram um debate sobre a crise na Venezuela, tema dominante do encontro do qual participam 34 delegações.

Sullivan convidou a que se adote uma resolução, por modesta que seja, “para ajudar a facilitar uma solução da crise na Venezuela, é o mínimo que podemos fazer”. O subsecretário americano defendeu uma iniciativa promovida pelo México e que busca criar um “grupo de contato” para acompanhar um diálogo na Venezuela, onde os protestos contra o governo de Nicolás Maduro se arrastam desde 1º de abril. Até agora, o número de mortos chega a 74.

A Sullivan, Rodríguez disse que os EUA e seus aliados ambicionam a riqueza petroleira de seu país. A ministra garantiu que, na Venezuela, “não há crise humanitária, não há presos políticos, há violentos que cometeram crimes graves”. O americano resumiu a resposta da chanceler em três palavras: “Distrações, distorções e irrelevâncias”.

Você pode gostar