Por rodrigo.sampaio

Roma - O ministro italiano do Interior, Marco Minniti, pediu aos países europeus, neste domingo, que abram seus portos às embarcações que socorrem os migrantes para reduzir a carga sobre Roma, pouco antes de uma reunião em Paris com seus colegas da França e da Alemanha.

Lanchas usaram o Canal da Sicilia para transportar até 140 refugiadosDivulgação / www.acnur.org

Os três ministros se reúnem hoje à tarde para buscar uma "abordagem coordenada" que ajude a Itália a lidar com o fluxo de migrantes aos seus portos, relatou uma fonte próxima à negociação.

De acordo com o ministro Minniti, em entrevista ao jornal "Il Messaggero", a Itália sofre "uma enorme pressão". A Itália chegou a ameaçar bloquear a entrada a seus portos dos navios estrangeiros que transportam migrantes resgatados no mar Mediterrâneo.

As barcos que resgatam migrantes "têm bandeiras de diferentes países europeus", ressaltou o ministro, explicando que dessas ações de resgate participam embarcações de ONGs, da operação naval europeia contra traficantes "Sophie" e da agência fronteiriça europeia Frontex, além da Guarda Costeira italiana.

"Se os únicos portos para onde se leva os refugiados são os portos italianos, tem algo que não está funcionando. Esse é o ponto da questão", afirmou.

"Sou um eurófilo e ficaria feliz se um único barco, em vez de chegar à Itália, fosse para outro porto. Isso não resolveria o problema da Itália, mas seria um sinal extraordinário, que mostraria que a Europa quer ajudar a Itália, insistiu o ministro.

Roma reclama que foi deixada sozinha para administrar a crise migratória e pede mais ajuda dos sócios europeus. Desde o início do ano, o país registrou mais de 83.000 chegadas de migrantes, um aumento de mais de 19% em relação ao mesmo período de 2016. A maioria procede da Líbia.

Depois, os migrantes são transportados para portos italianos, onde são distribuídos em centros de acolhida já saturados.

Você pode gostar