Por rodrigo.sampaio

EUA - O Secretário de Energia dos Estados Unidos, Rick Perry, disse nesta quarta que hackers criminosos estão mirando em usinas nucleares de seu país e outras fornecedoras de energia, mas ponderou que o governo tem ferramentas para proteger a rede elétrica americana.

Onda de vírus tem atingido empresas ao redor do mundoAFP

Perry disse à "Fox Business Network" que a ameaça de ataques cibernéticos contra a rede elétrica "é real, está acontecendo e nós não devemos ser surpreendidos quando você pensa no mundo em que vivemos hoje".

Na semana passada, a Agência Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) e o Departamento de Segurança Interna dos EUA disseram a fornecedores de energia que hackers podem estar tentando invadir os sistemas de computadores dessas empresas.

No último mês, um ciberataque semelhante ao de maio pelo vírus WannaCry, afetou empresas em todo o mundo. Na última semana, a Ucrãnia diz ter contido um novo ataque cibernético, semelhante ao anterior. 

UE reconhece que proteção contra ciberataques é insuficiente

A União Europeia reconheceu nesta quinta-feira que a sua proteção contra ciberataques é insuficiente e destinará 10,8 milhões de euros adicionais, anunciou o comissário europeu para questões de segurança, Julian King. 

"Nossa dependência de internet, de aparelhos e tecnologias conectadas excede nossa capacidade de nos proteger, e nós temos que nos proteger", disse ele em coletiva de imprensa em Bruxelas. 

O comissário também anunciou que o executivo europeu irá alocar 10,8 milhões de euros adicionais a 14 membros da UE para melhorar a sua proteção. Também irá fortalecer a unidade de cibercrime da Europol.

Com informações da Agência Estado


Você pode gostar