Jerusalém - A Polícia israelense proibiu que homens com menos de 50 anos entrem na Cidade Antiga de Jerusalém e na Esplanada das Mesquitas, impedindo que participem da oração muçulmana realizada nesta sexta.
"A entrada na Cidade Velha e ao Monte do Templo (Esplanada das Mesquitas para os muçulmanos) fica limitada aos homens de 50 anos, ou mais, e às mulheres de qualquer idade", anunciou a Polícia, em um comunicado.
O gabinete de Segurança do governo israelense confirmou que a nova restrição foi decidida em reunião na madrugada desta sexta. O governo se recusa a retirar os equipamentos de segurança instalados nos últimos dias no templo.
Essa medida foi tomada em um momento de grande tensão, após a decisão da Polícia israelense de instalar detectores de metal na entrada desse lugar santo muçulmano. O anúncio foi rejeitado pelos palestinos.
Os serviços de segurança de Israel estariam divergindo em relação à necessidade da medida, tomada depois que três homens palestinos invadiram o local atirando contra fiéis na semana passada. Eles mataram dois policiais israelenses e feriram um terceiro. Logo depois, foram mortos por outros agentes.
Ao menos dez palestinos foram presos em Jerusalém, incluindo o líder do movimento Fatah na cidade, Hatem Abdel Khader, segundo ativistas. A polícia de Israel não confirmou os nomes dos detidos.
Com informações da AFP e Agência Estado