Por caio.belandi

EUA - As autoridades do Texas, no sul dos Estados Unidos, anunciaram que, pelo menos oito mortes foram causadas pela passagem do furacão Harvey, seis delas nos arredores de Houston, onde as fortes chuvas continuam e milhares de pessoas esperam para serem resgatadas. 

Do total de mortes, seis ocorreram no condado de Harris, que inclui a cidade de Houston; uma em Rockport, perto de onde o Harvey tocou a terra na noite de sexta-feira, e outra em Galveston.

O governador do Texas, George Abbott, alertou para a magnitude da catástrofe em uma entrevista coletiva na cidade de Corpus Christi, a 355 quilômetros a sudoeste de Houston. "É preciso aceitar uma realidade: ainda estamos começando o processo de resposta a esta tempestade", declarou.

Nesta terça, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará para Corpus Christi, no Texas, junto com a esposa, Melania, para verificar os efeitos do furacão, informou a Casa Branca.

Furacão causa inundações e destruição no TexasDivulgação

Ameaça destrutiva

O Harvey cumpriu a ameaça destrutiva e está provocando "inundações sem precedentes" no sudeste do Texas, relataram as autoridades. A pior situação acontece na região metropolitana de Houston, onde vivem 2,3 milhões de pessoas e o acúmulo de água chegou a um metro.

O prefeito da cidade, Sylvester Turner, disse em entrevista coletiva que 5.500 pessoas foram levadas a refúgios, um número que segundo ele aumentará "exponencialmente" nas próximas horas. As autoridades calculam que terão que alojar mais de 30 mil pessoas devido às inundações.

O Harvey tocou terra na noite de sexta-feira em Rockport como um furacão de categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson, cujo máximo é 5. Nos últimos dias, ele perdeu intensidade e se transformou em uma tempestade tropical que causou "catastróficas inundações" em Houston e outros lugares, onde as equipes de resgate utilizam dezenas de helicópteros e lanchas para ajudar pessoas que ficaram ilhadas

Você pode gostar