Por tabata.uchoa

Estados Unidos - Ao deixar o cargo de Presidente dos Estados Unidos há sete meses, Barack Obama cumpriu uma tradição: deixou uma carta para seu sucessor Donald Trump, encontrada por ele em sua chegada ao Salão Oval da Casa Branca. A CNN teve acesso à missiva, curta (tem pouco mais de trezentas palavras). Ao ler o documento, Trump, cujo governo vem sendo criticado após suas reações aos episódios violentos e racistas de Charlottesville, teve acesso a uma carta que fala na liderança do país que iria passar a dirigir (o texto abre falando da "grande aventura" que é a presidência) e que aborda assuntos como esperança e democracia.

Barack Obama%3A conversas sobre legado e liderança com TrumpDivulgação

"Milhões de pessoas colocaram suas esperanças em você, e todos nós, independentemente de partido, devemos torcer por mais prosperidade e segurança durante seu mandato", conta Obama, que, durante o processo eleitoral, em entrevistas, falava sempre na importância de uma transição construtiva com seu sucessor. "Cabe a nós, com ações e exemplos, sustentar a ordem internacional que vem se expandindo desde a Guerra Fria e da qual dependem nossa riqueza e segurança", afirma.

DEMOCRACIA

Barack Obama afirma a Donald Trump que tanto um quanto o outro são apenas "ocupantes temporários do cargo de Presidente". E que tal sisutção torna os dois "guardiões das tradições e instituições democráticas, como o estado de direito, a separação de poderes e a proteção dos direitos civis pelos quais nossos ancestrais lutaram". Também diz a seu sucessor que ele deve ficar atento ao legado que irá deixar ao sair do cargo.

"Independentemente das confusões da política diária, cabe a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes quanto os encontramos", concluiu, antes de desejar boa sorte ao empresário Trump.

Você pode gostar