Mais Lidas

Revelada carta de Barack Obama para Trump

CNN publicou o material, escrito há sete meses, no qual o ex-presidente recomenda o fortalecimento da democracia

Por tabata.uchoa

Estados Unidos - Ao deixar o cargo de Presidente dos Estados Unidos há sete meses, Barack Obama cumpriu uma tradição: deixou uma carta para seu sucessor Donald Trump, encontrada por ele em sua chegada ao Salão Oval da Casa Branca. A CNN teve acesso à missiva, curta (tem pouco mais de trezentas palavras). Ao ler o documento, Trump, cujo governo vem sendo criticado após suas reações aos episódios violentos e racistas de Charlottesville, teve acesso a uma carta que fala na liderança do país que iria passar a dirigir (o texto abre falando da "grande aventura" que é a presidência) e que aborda assuntos como esperança e democracia.

Barack Obama%3A conversas sobre legado e liderança com TrumpDivulgação

"Milhões de pessoas colocaram suas esperanças em você, e todos nós, independentemente de partido, devemos torcer por mais prosperidade e segurança durante seu mandato", conta Obama, que, durante o processo eleitoral, em entrevistas, falava sempre na importância de uma transição construtiva com seu sucessor. "Cabe a nós, com ações e exemplos, sustentar a ordem internacional que vem se expandindo desde a Guerra Fria e da qual dependem nossa riqueza e segurança", afirma.

DEMOCRACIA

Barack Obama afirma a Donald Trump que tanto um quanto o outro são apenas "ocupantes temporários do cargo de Presidente". E que tal sisutção torna os dois "guardiões das tradições e instituições democráticas, como o estado de direito, a separação de poderes e a proteção dos direitos civis pelos quais nossos ancestrais lutaram". Também diz a seu sucessor que ele deve ficar atento ao legado que irá deixar ao sair do cargo.

"Independentemente das confusões da política diária, cabe a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes quanto os encontramos", concluiu, antes de desejar boa sorte ao empresário Trump.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia