Por rodrigo.sampaio

Paris - A passagem do furacão Irma pelas ilhas caribenhas de St Martin e St Barth deixou pelo menos dois mortos e outras duas pessoas com ferimentos graves. A informação foi divulgada na tarde desta quarta pelo mininstério francês de Ultramar. 

Passagem do furacão Irma causou mortes e estragos no CaribeAFP / RCI GUADELOUPE / RINSY XIENG

"Teremos que lamentar vítimas", disse o presidente francês, Emmanuel Macron, minutos antes da informação oficial de mortos. Segundo ele, cabe esperar um "balanço duro e cruel" na ilha franco-holandesa de Saint Martin e na francesa de Saint Barth.

"É cedo demais para dar um balanço preciso", afirmou Macron após visitar a célula de crise, montada no ministério do Interior. "Os danos materiais nas duas ilhas são consideráveis", acrescentou.

De acordo com o presidente da França, existe um plano de reconstrução aos locais afestados pelo Irma e ele será implantado "o mais cedo possível" .

Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos, Irma se desloca na direção oeste-noroeste a uma velocidade de 26 km/h com ventos de até 295 km/h. Após devastar Saint Barth e Saint Martin, segue para Porto Rico e Haiti.

Com informações da AFP

Você pode gostar