Por rodrigo.sampaio

Pyongyang - Um órgão estatal da Coreia do Norte ameaçou nesta quinta de usar bombas nucleares para "afundar" o Japão e reduzir os EUA a "cinzas e escuridão", em reação à decisão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na última segunda-feira, de aprovar novas sanções contra Pyongyang.

Coreia do Norte reagiu às sanções impostas pela ONU após teste nuclearAFP

As medidas, aprovadas por unanimidade, vieram após o regime norte-coreano ter realizado seu sexto e maior teste nuclear, no último dia 3. Nesta quarta, a Coreia do Sul revelou ter encontrado resíduos de radiação no ar que abrange os dois países. 

O Comitê norte-coreano para a Paz da Ásia-Pacífico, que lida com assuntos externos de Pyongyang, também defendeu o desmantelamento do Conselho de Segurança e o descreveu como "ferramenta do mal", segundo comunicado divulgado pela agência de notícias norte-coreana KCNA. 

EUA diz não se intimidar

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, afirmou na quarta-feira que seu país é uma potência nuclear madura e não ficará intimidado pelas ameaças da Coreia do Norte. Mattis falou após inspecionar uma base do país que contém armas nucleares. Em suas breves declarações, a autoridade do governo do presidente Donald Trump sinalizou que seria suicídio um potencial ataque nuclear aos EUA. "Não deve haver nenhuma dúvida", disse ele a repórteres. "Nem tentem isso. Não funcionará."

Nesta quinta-feira, Mattis recebe informações secretas do Comando Estratégico, perto de Omaha, Nebraska. Segundo ele, Washington realiza uma "revisão da postura nuclear", que estaria quase concluída, mas não deu detalhes.

Você pode gostar