Por marlos.mendes

Londres —  Um britânico de 47 anos, fumante e recém curado de uma pneumonia, procurou um hospital em Preston reclamando que estava com muco e tosse forte há mais de um ano. Após exame de raio-X detectar uma massa em um dos pulmões, o homem foi diagnosticado com câncer.

Porém, uma broncoscopia realizada em seguida para ajudar no diagnóstico, descobriu que o tumor era, na verdade, um brinquedo aspirado pelo paciente há quatro décadas.

Cone de trânsito playmobil ficou 40 anos no pulmão de um britânico Reprodução/BMJ

Segundo o artigo publicado no “BMJ Case Reports”, os médicos responsáveis pelo caso descrevem o “tumor” como um “cone de trânsito do Playmobil há muito perdido”. A miniatura, com cerca de 1 centímetro, foi removida com sucesso e o paciente melhorou dos sintomas que apresentava.

Em conversa com os médicos, o paciente, que não teve a identidade revelada, contou que os Playmobils estavam entre seus brinquedos favoritos na infância, e algumas peças acabavam se perdendo, como o cone de trânsito.

“Ele lembrou ter ganhado este conjunto de Playmobil de presente no aniversário de 7 anos, e acredita ter aspirado o cone de trânsito logo depois”, afirmaram os médicos.

Segundo os autores do artigo, este é o primeiro caso de um objeto estranho permanecer nas vias aéreas de um paciente por 40 anos e explicam que o motivo “Talvez seja por que a aspiração ocorreu na infância e as vias aéreas foram capazes de se remodelarem e se adaptarem à presença deste corpo estranho”.

Você pode gostar