Por marlos.mendes

Califórnia - Foram pelo menos 10 mortos, 100 feridos, 20 mil evacuados e dois mil imóveis destruídos nos fortes incêndios na região vinícola da Califórnia nesta segunda feira.

 Os focos de incêndio começaram quase simultaneamente e o fogo se alastrou durante a noite. Dois hospitais em Santa Rosa, maior cidade da região, com 175 mil habitantes, tiveram de retirar seus pacientes. Os focos de incêndio atuais já estão entre os dez mais mortíferos na história da Califórnia e o número de feridos deve crescer.

Focos de incêndio na Califórnia. Governador decretou estado de emergência AFP

A maioria das pessoas que recebeu tratamento foi por inalação de fumaça, segundo a St. Joseph Health, que opera hospitais na área de Santa Rosa. Três pessoas tinham um quadro mais delicado.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, decretou o estado de emergência para oito condados e pediu ao presidente Donald Trump que declarasse estado de "desastre maior". O decreto ordenou a todas as agências do estado e à Guarda Nacional que colaborassem no combate dos 18 grandes incêndios.

Na carta a Trump, o governador explicou que os incêndios "crescem rápido e sem controle", se "expandem de maneira errática" arrasando por enquanto 32.000 hectares e 2.000 casas "catastroficamente destruídas".

"Achamos que a destruição aumentará, impactando tanto residências como infraestrutura pública", diz a mensagem. "Determinei que este incidente é de tal gravidade que a resposta efetiva vai além das capacidades do estado e dos governos locais afetados e a assistência federal é necessária".

Trump ainda não se pronunciou.

O pior incêndio na história recente da Califórnia foi em Cedar, no condado de San Diego em 2003, que destruiu mais de 2,8 mil residências. Em 2007, o incêndio de Witch, também em São Diego, destruiu mais de 1,6 mil residências. Ambos ocorreram em outubro. 

?Com informações da AFP e do Estadaõ Conteúdo 

Você pode gostar