Mais Lidas

Estado Islâmico assume responsabilidade por ataque terrorista em Nova York

Oito pessoas morreram e onze ficaram feridas após homem jogar caminhonete contra pedestres e ciclistas na terça-feira

Por rodrigo.sampaio

Nova York - O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque terrorista que ocorreu nesta semana em Nova York e que deixou oito pessoas mortas e mais de dez feridas. Em um comunicado divulgado por meio de sua agência de notícias, a Amaq, o EI diz que o usbeque Sayfullo Saipov, de 29 anos, é um "soldado do califado". O núcleo de inteligência SITE Intel Group, que monitora grupos extremistas, confirmou a informação.

Autor de ataque em Nova York tem ligação com o Estado IslâmicoAFP

Antes do Estado Islâmico assumir a autoria, o Departamento de Investigação Federal (FBI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos já havia informado que Saipov tinha se baseado em vídeos do grupo extremista para cometer o ato em Nova York. O usbeque foi levado a um tribunal na quinta-feira, onde disse que estava "bem" quando questionado por autoridades sobre o que sentia após o ato.

Segundo o FBI, Saipov também teria pedido que uma bandeira do Estado Islâmico fosse colocada em seu quarto no hospital.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia