Por lucas.cardoso

Inglaterra - Um estudo feito por pesquisadores da  universidade de Cambridge, publicado nesta quarta-feira, constatou que ovelhas possuem capacidade de reconhecimento facial. Na pesquisa, os animais foram estimulados diariamente com a fotografia de alguns famosos como, Barack Obama, Emma Watson e o ator Jake Gyllenhaal.

Animais recebiam recompensa alimentar ao acertar a foto de famosoAFP

"Nós escolhemos essas pessoas porque havia muitas imagens delas disponíveis on-line, de frente e em diferentes ângulos", disse a coautora do estudo Jennifer Morton, da Universidade de Cambridge. Outra justificativa para a decisão dos nomes é de que nenhuma dessas pessoas, de maneira nenhuma, teria tido contato com as ovelhas.

Morton e uma equipe treinaram oito ovelhas para reconhecer os rostos famosos a partir de uma foto frontal de cada um deles.

Toda vez que um animal escolhesse o rosto da celebridade em vez de uma imagem diferente mostrada em uma segunda tela, receberia uma recompensa alimentar.

A ovelha aproximava o focinho da tela escolhida, ativando um sensor infravermelho que liberava um alimento se elas tivessem escolhido corretamente.

Em testes subsequentes, as ovelhas escolheram o rosto das celebridades que tinham aprendido a reconhecer oito em cada dez vezes, disseram os pesquisadores.

Eles então desafiaram os animais novamente, desta vez mostrando-lhes uma imagem da mesma celebridade, mas usando uma nova foto do seu rosto inclinado em algum ângulo.

A precisão das ovelhas caiu para cerca de 66% - "uma magnitude semelhante à observada quando os humanos realizam essa tarefa", informou a equipe na revista científica Royal Society Open Science.

Com informações da AFP

Você pode gostar