Espanha - O Guia Michelin concedeu três estrelas a dois outros restaurantes espanhóis, elevando a 11 o número de estabelecimentos que possuem a mais alta distinção gastronômica no país.
Em uma cerimônia realizada na quarta-feira à noite em um luxuoso hotel em Tenerife, nas Ilhas Canárias, o Guia Michelin da Espanha e Portugal 2018 anunciou os novos agraciados: o restaurante Aponiente (Puerto de Santa María, sul) e o ABaC (Barcelona).
O Aponiente é liderado por Ángel León, que se apresenta como o "chef do mar" e é especializado em peixes e frutos do mar.
O ABaC de Barcelona oferece uma cozinha vanguardista, com foco em peixes e mariscos, com delícias como ouriço fossilizado, percevejos, algas e ostras, mas também carnes ibéricas.
"Isso nos dá muito ânimo, nos dá muita responsabilidade, nos dá muitas coisas e muita energia", disse depois da cerimônia seu chefe Jordi Cruz.
A Espanha já possui onze restaurantes três estrelas, incluindo os bascos Akelarre, Arzak e Martín Berasategui e o catalão El Celler de Can Roca.
Cinco novos restaurantes receberam duas estrelas (de um total de 25 na Espanha) e 17 uma estrela (159 no total).