Por rodrigo.sampaio

Zimbáue - O novo presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, assumiu nesta sexta-feira o cargo interinamente. Mnangagwa prometeu realizar eleições "democráticas" no próximo ano, como já estava planejado, e também pediu que estrangeiros invistam no país.

Emmerson Mnangagwa assumiu presidência do Zimbáue nesta sextaAFP

"Nós pedimos àqueles que nos puniram no passado que reconsiderem", afirmou Mnangagwa. "Todo investimento estrangeiro estará seguro no Zimbábue", prometeu. O político assume no lugar de Robert Mugabe, de 93 anos, que estava havia 37 no poder e havia ameaçado nacionalizar alguns setores lucrativos, como o de extração de diamantes. O novo presidente prometeu reembolsar fazendeiros que tiveram suas terras tomadas no governo Mugabe, o que provocou no passado condenação internacional e sanções ao Zimbábue, mas também disse que não há como reverter agora essas ações.

Mnangagwa assume o controle de um país do sul da África visto outrora como próspero, mas que atualmente luta com problemas como a falta de dinheiro e o alto desemprego. Ele também prometeu combater a corrupção, outro problema sério. "A cultura do governo precisa mudar, e muda agora."

A chegada ao poder do novo líder ocorre após semanas tumultuadas Mugabe decidiu destituir Mnangagwa do posto de vice-presidente que ele ocupava, no início do mês. Depois disso, porém, Mugabe passou a ser alvo de intensa pressão dos militares, do partido governista, o ZANU-PF, e também de protestos populares, em meio aos temores de que a então primeira-dama, Grace Mugabe, fosse apontada como sua sucessora. Mugabe acabou por renunciar na terça-feira. O agora ex-presidente seguirá no país e teve garantias de sua "segurança máxima", segundo a imprensa estatal

Aliado de longa data de Mugabe, Mnangagwa, de 75 anos, tem o apoio das Forças Armadas. Dezenas de milhares de pessoas foram acompanhar a posse dele. A oposição também apoiou a mudança de governo e espera agora ter mais voz para determinar o futuro do país.

Alguns líderes regionais foram à posse, entre eles os de Botsuana, Moçambique e Zâmbia. Havia também diplomatas de muitas nações presentes.

Mnangagwa é apenas o segundo presidente da história do Zimbábue, país fundado há 37 anos. Como Mugabe, ele teve um papel na guerra de independência nacional.

Você pode gostar