Por parroyo

A Hyundai, conglomerado sul-coreano que planeja levantar 3,3 trilhões de wons (US$ 3,2 bilhões) com a venda de ativos para diminuir uma crise de liquidez, negocia a venda de uma participação em sua unidade logística para a Orix do Japão.

Detalhes, preço e informações sobre como a participação será vendida estão em discussão, disse o porta-voz do grupo, Lee Jun Ki, hoje, por telefone. A Hyundai, uma das chamadas chaebols da Coreia do Sul, venderá parte de sua participação na Hyundai Logistics por 650 bilhões de wons para uma empresa de propósito específico que será formada pela Hyundai Merchant Marine e pela Orix, reportou o jornal Seoul Economic Daily, citando funcionários não identificados.

O grupo está vendendo a totalidade de sua participação na Hyundai Securities, propriedades e empresas em um momento em que uma crise na indústria global de navegação fez com que sua principal unidade no setor, a Hyundai Merchant Marine, tivesse dificuldades para pagar dívidas por vencer. A Orix, cujas operações incluem leasing, empréstimos e imóveis, vem se expandindo no exterior, já que o encolhimento da população limita o potencial de crescimento doméstico das empresas japonesas.

“A Orix deixou claro que os investimentos asiáticos são uma das áreas de crescimento que eles enxergam”, disse Makarim Salman, diretor de pesquisa financeira para o Japão na Jefferies Group LLC. “Eles provavelmente veem algumas sinergias com seus negócios de leasing e logística”.

Atsushi Horii, porta-voz da Orix, que tem sede em Tóquio, preferiu não comentar sobre o acordo.

A Orix caiu 0,5 por cento, para 1.653 ienes, no fechamento das negociações em Tóquio. As ações da Hyundai Merchant, que teve uma terceira perda anual seguida em 2013, caíram 0,5 por cento, para 9.050 wons, em Seul.

Aviões e navios

A Orix é dona da Orix Aviation Systems, que oferece leasing de aviões para companhias aéreas de todo o mundo, e da Orix Maritime, que afreta navios. A empresa construiu diversos centros logísticos no Japão.

A Hyundai levantou 1,91 trilhão de wons com a venda de ativos, o que inclui suas operações de transporte marítimo de gás natural liquefeito. A Orix demonstrou interesse em comprar a Hyundai Securities e suas duas unidades financeiras, informou a agência de notícias Yonhap em 30 de maio.

A Hyundai Group pode levantar cerca de 300 bilhões de wons com a venda da participação na Hyundai Logistics e o grupo terá direitos gerenciais sobre a unidade após a venda, disse o Seoul Economic Daily.

A Hyundai Merchant possuía 47,7%  da Hyundai Logistics no fim de março e a Hyundai Global, 24,4%, segundo seu comunicado financeiro. A presidente do grupo, Hyun Jeong Eun, tem 12% da unidade logística.

Bônus por vencer

A Hyundai Merchant tem bônus avaliados em 580 bilhões de wons com vencimento em 2015, contra 80 bilhões de wons com prazo para este ano. A companhia, que tinha 516 bilhões de wons em caixa e itens com disponibilidade bancária no fim do primeiro trimestre, pode reportar outra perda para 2014, segundo dados compilados pela Bloomberg.

A Hyundai Group foi fundada em 1947 por Chung Ju Yung. A Hyundai Motor Group foi desmembrada em 2000 em meio a esforços para reduzir o poder dos grupos empresariais chaebol. A Hyundai Heavy Industries Group, que possui estaleiros e uma refinaria, foi separada em 2002, e uma unidade de loja de departamentos deixou o grupo em 1999.

Os chaebols muitas vezes controlam as unidades por meio de uma rede de participações cruzadas. A Hyundai Merchant é a maior acionista de 11 das 20 subsidiárias da Hyundai Group. A Hyundai Elevator Co. é a maior acionista da Hyundai Merchant e a Hyundai Logistics é a segunda maior da Hyundai Elevator.

Em dezembro, a Orix fechou um acordo para vender a totalidade de sua participação de 71,9%  na STX Energy, companhia sul-coreana que opera usinas de energia e que foi vendida para levantar fundos para a empresa-mãe STX Group, em dificuldades financeiras. A participação foi vendida à GS Holdings e à LG International  por 630,7 bilhões de wons.

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