A Oracle quase comprou a Micros Systems, uma fabricante de software para lojas e restaurantes, há seis anos. O CEO da Micros, Tom Giannopoulos, viajou de Maryland para a Califórnia para assinar um acordo, mas a transação desabou no último minuto, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto.
Agora, o CEO da Oracle, Larry Ellison, está tentando novamente comprar a Micros, desta vez, por mais de US$ 5 bilhões, de acordo com fontes. Esta seria sua maior aquisição desde a compra da Sun Microsystems Inc., em 2010.
Dez trimestres de crescimento lento fizeram com que a Oracle deixasse de ser líder em software de base de dados e se transformasse em uma retardatária no mercado de crescimento acelerado de programas oferecidos pela internet. Ellison, 69, está correndo para refazer a companhia e alcançar rivais ágeis que foram pioneiras nos novos modos de vender software. O acordo daria à Oracle um ponto de partida maior na indústria da hotelaria e uma base mais ampla de consumidores para o restante de seus programas de gerenciamento empresarial.
“A Oracle claramente está atrasada em relação à nuvem”, disse Daniel Ives, analista da FBR Capital Markets Co., que classifica a Oracle com o equivalente a compra. “Eles estão começando a fazer mudanças, mas esse seria outro passo em termos de reconhecer o que precisam fazer”.
Indústrias específicas
Há muito a Oracle tem sido uma máquina de aquisições sob o comando de Ellison, que possui uma fortuna de US$ 46,6 bilhões e é o oitavo colocado no índice Bloomberg Billionaires. Ele conduziu o Oracle Team USA à vitória na America’s Cup no ano passado e em 2012 decidiu comprar a maior parte da ilha havaiana de Lanai por um valor não divulgado.
Enquanto rivais como a Salesforce.com Inc., que se especializa em computação na nuvem, ganharam maior visibilidade, a Oracle se orientou à compra de empresas que fazem software para indústrias específicas, como varejo e hotelaria, para diversificar suas ofertas.
A Oracle gastou US$ 50 bilhões na aquisição de cerca de 100 companhias na última década. Dentre elas, mais de 20 foram orientadas a indústrias especificas, como a aquisição da fabricante de software para testes clínicos Phase Forward Inc., em 2010, e as compras de fabricantes de software para o varejo ProfitLogic Inc. e Retek Inc., em 2005. Em dezembro, a Oracle decidiu comprar a fabricante de software para marketing Responsys Inc., por aproximadamente US$ 1,5 bilhão, para atrair diretores de marketing.
Crescimento estável
A receita da Micros totalizou US$ 1,29 bilhão no seu ano fiscal de 2013 e vem crescendo ao nível baixo de dois dígitos nos três últimos anos. A previsão é de que a empresa gere US$ 1,37 bilhão no ano fiscal de 2014, que termina no fim deste mês, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
A Micros, que até 2012 tinha mais de 6.300 funcionários, disse em seu site que mais de 330.000 dos seus sistemas estão instalados em restaurantes tradicionais e de comidas rápidas, motéis, hotéis, cassinos e outros estabelecimentos, em mais de 180 países. Peter Altabef, ex-executivo da Dell Inc., é o CEO da Micros desde janeiro de 2013, e Giannopoulos agora é o presidente do conselho.
Ativo valioso
Com um preço de compra de US$ 5 bilhões, a Micros seria avaliada em 29 vezes o lucro de US$ 168 milhões no ano até março. Isso se compara com uma média de 31 vezes os lucros pagos em 40 aquisições de empresas de software nos EUA nos cinco últimos anos, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Nos quatro acordos dos quais há dados disponíveis, a Oracle pagou em média um múltiplo de 82,5 vezes os lucros, conforme os dados.
A Oracle publicará seus lucros para o quarto trimestre fiscal no dia 19 de junho. No trimestre anterior, a receita de licenças e assinaturas ficou aquém das estimativas dos analistas. A previsão é de que a empresa informe que esse lucro, excluindo alguns itens, aumentou para US$ 0,96 por ação, enquanto as ações aumentaram 5 por cento para US$ 11,48 bilhões para o trimestre finalizado no dia 31 de maio.