Por parroyo
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a revisão do Plano de Desenvolvimento do campo de Marlim Leste, situado em uma das mais importantes áreas produtoras da Bacia de Campos, operadas pela Petrobras.
A aprovação do novo plano, publicada nesta sexta-feira no site da agência, prevê intervenções técnicas para aumentar a produção, como a perfuração de pelo menos oito poços, dentre produtores e injetores, instalação de novos equipamentos e avaliações de possíveis potenciais geológicos.
Publicidade
Marlim Leste foi descoberto em 1987, no litoral norte do Estado do Rio, a cerca de 120 quilômetros da costa. Está entre as áreas produtoras mais importantes do país e foi responsável, em outubro, por quase 6 por cento da produção de 739,5 mil barris de óleo e gás do pré-sal brasileiro.
O plano também determina a manutenção da plataforma flutuante do tipo FPSO (de produção, armazenamento e transferência de óleo) Cidade de Niterói no campo, ou outra unidade que a substitua, até o fim do período contratual.
Publicidade
De acordo com o plano, "resta clara a necessidade de pelo menos duas plataformas de produção no campo".
Revisões 
Publicidade
Preocupada com a queda da produção em diversas áreas importantes da Bacia de Campos, a ANP determinou anteriormente aportes adicionais da petroleira estatal, que está apresentando a revisão de planos de desenvolvimento de diversas áreas.
Outros campos importantes da Bacia de Campos como Albacora, Marlim, Marlim Sul e Roncador também tiveram revisões de planos de desenvolvimento aprovados recentemente.
Publicidade
Apesar de procurar garantir que a Petrobras evite o declínio da produção em importantes áreas, a ANP não determina os volumes de investimentos necessários para isso.
A Petrobras não respondeu imediatamente os pedidos de informações, como quais serão os investimentos e os resultados práticos a partir do novo plano de desenvolvimento.