Por monica.lima
Rio - Conhecida por sua atuação como serviço de pagamentos na Internet, a americana PayPal avança agora rumo às lojas físicas no Brasil. Por meio de parcerias com duas redes de restaurantes (L'Entrecôte de Paris e Le Vin) e uma de cafés (Suplicy), o usuário que tem conta no PayPal pode pagar suas despesas sem uso de cartão ou dinheiro, apenas com uma confirmação via dispositivo móvel. O objetivo é ganhar espaço como meio de pagamento entre os pequenos varejistas, tanto no mercado online como no off-line.
Com escritório aberto no Brasil há três anos, a empresa tem mais de 2,8 milhões de usuários ativos no país. O total representa 51% da operação da PayPal na América Latina. Bem posicionada no varejo online brasileiro, a empresa contabiliza mais de 90 mil sites que utilizam seu serviço. Já no universo físico, a estratégia inicial foi mais cautelosa: a parceria com a rede Suplicy Cafés Especiais foi iniciada, ainda como projeto-piloto, em outubro de 2013. As operações com L'Entrecôte de Paris e Le Vin tiveram início em novembro do ano passado.
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Do ponto de vista dos lojistas e donos de outros estabelecimentos comerciais, a entrada em cena do PayPal é uma alternativa aos prazos praticados pelas operadoras de cartões de crédito e débito. “As grandes operadoras costumam pagar o lojista num prazo D+30 (trinta dias após a operação)”, conta Rodrigo Ferreira, gerente geral do L'Entrecôte de Paris. “Com o PayPal, esse prazo fica, na média, em D+3 (três dias após a operação)”. Toda essa diferença em termos de prazo tem um custo, lembra Ferreira. Segundo o executivo, a taxa praticada pelas operadoras de crédito gira em torno de 2% da compra, enquanto o PayPal pratica um percentual de aproximadamente 3%. “Apostei na PayPal pela questão tecnológica mas também por uma questão de negócio”, diz o gerente geral. “Nosso desafio é reduzir a taxa com a PayPal.”
A opção por estabelecimentos que fazem parte de redes foi uma forma de simplificar a expansão e garantir escala nas transações. “O mercado físico é muito capilarizado”, justifica Thiago Chueiri, que é gerente sênior de Vendas do PayPal para o Brasil. “Por isso fechamos parceria com a empresa líder em menus digitais. É uma forma de viabilizar a parte operacional sem nenhum esforço de integração.”
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Nesse caso, o parceiro escolhido foi a brasileira Tagme, que fornece um aplicativo de menu digital para mais de 200 restaurantes no país. Diretor comercial e cofundador da empresa, João Paulo Alves explica que, o sistema de pagamento móvel funciona por meio de microgeolocalização: o cliente baixa um aplicativo que identifica quando o cliente entra num restaurante cadastrado. Como já acontece em redes sociais, o usuário faz um check-in confirmando sua presença no local. Na hora da conta, recebe uma mensagem no celular ou tablet com o valor a ser pago. E precisa apenas dar seu OK para que a despesa seja debitada em sua conta no PayPal. No aplicativo para pagamentos em lojas físicas, cada conta é associada à foto do usuário. Isso praticamente impede que outra pessoa use o serviço no lugar do usuário cadastrado. “O PayPal só libera o pagamento se o cliente cadastrar uma foto”, explica Alves, da Tagme.
Criada há 17 anos, a PayPal realiza transações em 203 países e 26 moedas. No ano passado, movimentou US$ 228 bilhões, sendo que 20% desse total (US$ 46 bilhões) vieram de operações efetuadas a partir de dispositivos móveis. A expansão dos pagamentos via dispositivos móveis foi vertiginosa: na comparação entre 2013 e 2014, o crescimento foi de 68%. “Em 2015, muito do nosso foco no Brasil está em expandir a atuação no pequeno varejo, tanto online como off-line”, afirma o gerente sênior Thiago Chueiri.
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Cisão está prevista para ocorrer este ano

Gigante do ramo de comércio eletrônico, a eBay prepara para este ano a cisão do PayPal, unidade de negócios responsável por 41% da receita total da companhia em 2013. A separação pode liberar o PayPal para parcerias com outras empresas de e-commerce e para conquistar mercado de companhias como a Stripe, apoiada por vários fundadores do PayPal, e a Apple, que revelou seu projeto para pagamentos móveis no ano passado.
A cisão evidencia a desaceleração pela qual as plataformas de marketplace vêm passado, o que — para alguns investidores — as torna menos interessantes quando analisadas separadamente. A PayPal foi fundada no final de 1990, abriu capital em 2002 e foi adquirida pela eBay logo depois por US $ 1,5 bilhão. A eBay vem analisando a possibilidade de transformar a PayPal numa empresa individual desde 2008, quando a companhia tomou a decisão de vender o Skype. A pressão pelo desmembramento de ativos como forma de criar valor cresceu nos Estados Unidos a partir das cisões da B/E Aerospace Inc e da JDS Uniphase Corp, entre outras companhias. Com agências
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