Por parroyo

A Petrobras afirmou nesta quinta-feira que ainda "não há data definida para a divulgação" das demonstrações contábeis auditadas do terceiro e do quarto trimestres de 2014.

Em e-mail à Reuters, a petroleira reafirmou que continua trabalhando para divulgar os resultados financeiros "o mais breve possível".

Um conselheiro da empresa afirmou à Reuters na quarta-feira que os números podem ser votados em reunião do Conselho de Administração em 17 de abril. O membro do colegiado pediu anonimato porque as deliberações são particulares.

As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras avançavam mais de 6% por volta das 12h47, com operadores destacando os ganhos fortes com a cobertura de posições vendidas (short squeeze) em meio à chance da divulgação do balanço auditado da petroleira em cerca de dez dias.

A auditoria PriceWaterhouseCoopers se recusou, em novembro, a aprovar as contas da empresa com a preocupação de que o esquema de corrupção em contratos da petroleira, que envolveu desvio de dinheiro para empreiteiras, políticos, partidos e ex-executivos, teria inflado valores de ativos.

Caso não apresente os resultados em determinados prazos, a Petrobras pode enfrentar uma execução de dívidas de mais de US$ 50 bilhões em títulos. Fornecer contas auditadas é uma exigência dos contratos com credores.

A Petrobras tem até o fim de abril para publicar seu balanço anual auditado, de acordo com as regras do órgão regulador de mercados dos EUA (SEC). Após essa data, disse a Petrobras anteriormente, a empresa ainda terá de 30 a 60 dias, dependendo dos contratos de dívidas, para cumprir essa obrigação.

Desta forma, o balanço anual auditado deve ser emitido até o fim de maio de 2015, segundo a empresa. Caso contrário, credores poderão pedir a antecipação do vencimento da dívida.

Você pode gostar